top of page

É sobre isso. E tá tudo bem mesmo?Solitude!

Por Allan Bergk



"Nem sempre estar sozinho é dolorido/ Silêncio não precisa alimentar os fantasmas/ Nem sempre o quarto escuro te puxa mais pro fundo/ Nem a sala vazia precisa ser fria[...]"


"A solidão dói, mas estar sozinho não necessariamente significa estar solitário".


Nesses últimos dias em uma conversa com um amigo entramos no assunto sobre solidão, e falei pra ele essa frase que na mesma hora me dou inspiração pra essa coluna. Solidão é um sentimento terrível, ninguém gosta de estar na solidão, mas precisamos as vezes estar sozinhos.


Sei que isso pode parecer um pouco contraditório a primeira vista, mas não é. Solidão é aquele estado de "desconexão", por exemplo, posso estar rodeado de gente e mesmo assim estar solitário. E você pode estar sem ninguém perto e mesmo assim ainda "estar" com você, isto é estar só.


Transformar a solidão em solitude não é algo fácil, mas é algo necessário! Somos ensinados a não falarmos de nossos sentimentos e guardarmos tudo para nós mesmo, mas não somos ensinados a tratar desses sentimentos! Solitude é o sentimento de estar bem estando só, de estar sozinho e mesmo assim preenchido. Eu tô longe de alcançar a solitude, mas não posso parar no meio do caminho.


"[...] E transformar em solitude a solidão/ Ao invés de dor, passei a ver glória/ Ao invés do choro, comecei a sorrir/ Eu fiz do silêncio meu maior aliado/ E fiz um jardim no meu quarto fechado [...]"


Não estou dizendo que você deve ficar só, o que quero com essa coluna é mostrar que as vezes estar consigo se faz necessário para se entender, para se conhecer e se reconhecer. Se reconheça no seu próprio eu, no seu íntimo. O silêncio é parte importante da vida, pode ser difícil no começo mas numa hora aprenderemos! Juntos!

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page