top of page

SOBRE ITATIAIA

Sua história tem mais de 160 anos, sendo 5 de abril de 1849 oficialmente aceita como marco de sua fundação, com o nome de "Campo Belo". Existem documentos antigos que registram povoamento no local pelo menos sete anos antes dessa data oficial.

No Brasil Colônia, o território atual do município era habitado por índios TamoiosPuris e Coroados. A presença do homem branco só veio no rastro dos Bandeirantes, a necessidade do escoamento do ouro em Minas Gerais para os portos de Angra dos Reis e Parati forçou a descida pela serra no roteiro onde hoje existe Mauá, ou pela Serra do Picu, passando por onde hoje é Itatiaia.

Itatiaia é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º29'29" sul e a uma longitude 44º33'33" oeste. Sua população estimada em 2014 era de 29996 habitantes. Situa-se na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

A altitude da sede urbana do município de Itatiaia é de 505 metros, no entanto atinge 2.791,55 metros no Pico das Agulhas Negras.

Possui uma área de 225,54 km² que pode ser dividida em 4 regiões: central, Penedo, Maromba e Maringá.

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page