top of page

Um dia o sol vai apagar - por Rafael Fioratto


Cientistas afirmam que ainda falta muito tempo para o sol apagar, mas que antes de aocntecer ele vai sugar os corpos celestes que estiverem ao redor, ou seja, a terra vai junto no pacote. Que lição mais fica para nós humanos, poeira no universo que somos? Nada é para sempre, pois o "para sempre" é relativo. Essa aventura chamada vida é um momento, que pode ter um propósito ou não, vai da fé de cada um. Verdade absoluta sobre o que vem depois aqui na terra não temos, o que temos sao confabulações humanas que variam de acordo com a cultura de cada sociedade. A realidade do pós vida só vamos saber quando chegar a hora. E a hora vai chegar! Mas não se preocupe com ela, pois quando nascemos não sabíamos o que estava acontecendo e morrer deve ser igual nascer, só que mais interessante, pois há o mistério, o desconhecido. Deixemos esse assunto de lado para o textão não ficar maior ainda.


Depois desta introdução, se você está lendo até aqui numa tarde de domingo de carnaval é interessante e curioso. 🙂


Eu quero falar mesmo é sobre o bem estar individual. Coisa que não é ensinada nas escolas, nas igrejas, nas famílias e muitas vezes acaba sendo aprendida na marra. QUEM É VOCÊ?


Faça uma redação sobre você apresentando suas qualidades, seus defeitos, seus sonhos, suas frustrações, seus medos, suas coragens, suas possibilidades... escreva sobre você como se fosse se apresentar para a pessoa maos importante da sua vida se ela tivesse batido a cabeça e esquecido quem você é.


QUAL O MOTIVO?

Na correria de viver esquecemos quem somos na essência e aprendemos a viver aquilo que não queremos por comodidade, nos acostumamos com vícios e até com desagrados para manter aquilo que sempre mais buscamos: conforto. O ser humano em essência sofre, luta, se fere e se desdobra procurando conforto. Conforto mental, físico e social. E para alcançar esse estado confortável vive se aventurando em busca daquilo que está sempre adiante.


Essa procura por encontrar, por conquistar aquilo que vai lhe trazer conforto, lhe cega. Aos poucos a vontade de ser feliz com a condição de um amanhã visionário não o permite ser feliz agora. E passam os dias, os anos vão passando e a vida tem suas felicidades, seus desgostos e vai se tornando comum. Nada de errado em ter uma vida comum, pelo contrário, na maioria dos casos a vida comum cabe e sefaz ideal para muitos.


O problema é quando acontece o inesperado: o conforto acaba. E ele pode acabar de várias maneiras, através de uma perda material, um falecimento, o fim de um relacionamento, a demissão do emprego... vários fatores podem tirar o conforto, a sensação de paz e de segurança.

O QUE VOCÊ FAZ DIANTE A INSEGURANÇA?

Você se conhece o bastante para se sentir forte e recomeçar? Acredite, se até o sol vai recomeçar daqui alguns milhões de anos, você também está dentro desta equação.


O recomeço traz junto a incerteza, a insegurança e isso nos faz ter vontade de nos agarrar até mesmo ao mal que tínhamos na época do conforto. Queremos de volta o que já nos fazia mal, mas queremos saber como será o amanhã, mesmo que seja triste. Até com a tristeza aprendemos a sentir conforto se isso nos trouxer segurança e estabilidade. Quantos casamentos infelizes nao acabam por medo da solidão? Mas acredite, tudo um dia vai acabar.


E vai ser preciso recomeçar.


Independente da sua idade vai ser preciso recomeçar. A vida é inconstante, tem surpresas, tem inesperados, tem desafios novos. E mediante a realidade nos resta ter força interior, nos conhecer e acreditar com confiança que tudo caminha para o novo, tudo caminha para ser melhor em uma nova realidade. No lugar do medo devemos ter esperança, no lugar da insegurança devemos ter coragem. E iniciar o novo caminho com o pé direito, pois também nao pode faltar fé e superstição. A mudança interior inicia ao nos conhecermos e depois disso estamos fortes para as incertezas da vida. Isso não significa que você nao vai mais chorar, que nao vai ficar triste, significa que você vai chorar, vai ficar triste e depois levantar a cabeça e seguir em frente sabendo que você vai vencer mesmo os mais difíceis obstáculos. Gente não nasceu para sofrer, gente nasceu para sorrir.


Feliz carnaval! Mas só para quem for vacinado! 😘


por Rafael Fioratto

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page