top of page

Presidente do TRE-RJ anuncia auditoria da votação eletrônica nas eleições suplementares de Itatiaia

Pela primeira vez em eleições suplementares no estado, haverá auditoria de votação eletrônica...

Em live promovida pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-RJ nesta segunda (26), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Cláudio dell'Orto, afirmou que, pela primeira vez em eleições suplementares no estado, haverá auditoria de votação eletrônica. "As urnas são auditáveis e vamos aproveitar os pleitos em Itatiaia, Silva Jardim e Santa Maria Madalena para possibilitar que as pessoas conheçam esse procedimento, que visa comprovar a sua segurança", anunciou o magistrado. A auditoria será ainda transmitida integralmente ao vivo pelo Youtube em 12 de setembro, data dos pleitos nas três cidades.


Com o objetivo de debater a PEC 135, que trata do voto impresso, a live teve também a participação do advogado eleitoral Eduardo Damian, além da mediação do coordenador de Direito Eleitoral da ESA, o advogado Márcio Alvim. Segundo o texto da proposta de emenda à Constituição, na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, torna-se obrigatória "a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria".


Os participantes defenderam a urna eletrônica e deram vários argumentos de que a aprovação da PEC 135 seria um retrocesso. "Nunca, nos 25 anos da urna eletrônica, foi comprovada nenhuma fraude", ressaltou o advogado Eduardo Damian, O desembargador Cláudio dell'Orto relembrou a afirmação do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, de que "o voto impresso resolve um problema inexistente". O desembargador ressaltou ainda que as urnas eletrônicas já são auditáveis e possuem vários mecanismos de segurança. "O fato de não ter acesso à internet é outro aspecto que garante sua confiabilidade', argumentou o magistrado.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page