top of page

Itatiaia lança programa “Ronda Maria da Penha”


A Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Guarda Civil Municipal, lançou nesta quarta-feira (06), o programa “Ronda Maria da Penha”, no município. Com isso, passamos a contar com mais uma forma de combater à violência contra a mulher, promover o atendimento, acolhimento e o monitoramento de mulheres resguardadas pelas Medidas Protetivas de Urgência previstas na Lei Maria da Penha.


A equipe conta com quatro agentes da Guarda Civil Municipal, devidamente treinados para o programa. As rondas serão realizadas sempre em viatura adesivada com faixas na cor lilás e a logomarca do programa.


- A ronda terá atuação direta na rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Inicialmente, os agentes realizarão patrulhamento de rotina nos bairros e poderão intervir em situações de flagrantes. O acordo com o Tribunal de Justiça está em vias de finalização, a partir daí eles irão trabalhar também na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e restritivas expedidas pela Justiça para defender mulheres vítimas de violência doméstica, evitando a revitimização – explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Luciana Pimentel Cavallari.


- Temos que proteger as mulheres e lutar contra a violência. E enquanto prefeito e cidadão, vejo o quanto esse programa é de fundamental importância para o município. Vamos seguir trabalhando e não medindo esforços para auxiliar no combate à violência - afirmou o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira.

 

O Juiz da Vara Única da Comarca de Itatiaia, Dr. Fernando Lucchini Pontes Nogueira relatou que é a Ronda Maria da Penha será de grande importância no combate à violência contra as mulhres. “Estamos finalizando um convênio do Tribunal de Justiça com a Prefeitura de Itatiaia para agilizar a comunicação, dar mais efetividade e agilidade para esse trabalho, principalmente em relação à fiscalização das medidas protetivas. Parabenizamos o município e destacamos que essa luta não pode ser apenas do Poder Judiciário, Legislalivo, Executivo. O papel de combate deve ser de toda a sociedade – destacou.

 

- Gostaria de parabenizar Itatiaia por essa iniciativa. Precisamos de mulheres e homens engajados nesse combate. Hoje é 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Entendemos que nessa luta o protagonismo é nosso, mas precisamos de todos. Precisamos que os homens entendam que eles tem um papel social tão importante quanto o nosso. Fico muito feliz em ver em uma cidade no interior tratando as políticas públicas para as mulheres com tanta seriedade. Sabemos que os números são absurdos, principalmente no interior e precisamos seguir firmes nessa luta – afirmou a coordenadora do Bairro Presente da Polícia Militar do Rio de Janeiro e Patrulha Maria da Penha, a Major Bianca Neves.

Participaram do evento, na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, autoridades do poder Judiciário, Legislativo, representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Patrulha Maria da Penha, Corpo de Bombeiros, secretários municipais, e vereadores de Itatiaia e Resende.


Fonte: Assessoria de comunicação

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page