top of page

Eleição para o Conselho Tutelar de Itatiaia será dia 1º de outubro


A eleição para o Conselho Tutelar acontecerá no dia 01 de outubro e ocorre em todo o território nacional. Após início da campanha eleitoral, a lista de candidatos já sofreu mudanças. Na última sexta-feira (25), a Comissão Eleitoral através do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Itatiaia publicou uma resolução, impugnando a candidatura de Elaine Carlos Pereira Maia e nessa semana, a candidata Dulce Mantovani divulgou uma nota renunciando à candidatura, por motivos pessoais. Confira a lista de candidatos:


1 Patrick Motta

2 Dr. João

3 Zilma Noronha

5 Carlos Henrique de Itatiaia

6 Lia

7 Tia Rosi

9 Regina Pinho

10 Isaias

11 Joca

12 Ezequiel Francisco

13 Miguel Capelli

14 Nunes

15 Jorge Maiani Junior

16 Serginho

17 Abner Maximo

18 Isaac Bombeiro

19 Eliana Lava-Rápido

20 Ysraiane Pedagoga

21 Samara do Toninho


Candidata Elaine Maia é impugnada


Na resolução publicada no Boletim Oficial do Município, a Comissão Eleitoral através do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Itatiaia informou o recebimento de ouvidoria anônima em relação a candidata Elaine Carlos Pereira Maia denunciando a mesma por ferir o artigo 32, que versa que o “favorecimento de candidatos por qualquer autoridade pública ou utilização em benefícios daqueles, de espaços, equipamentos e serviços da Administração Pública;” apresentando como prova um print da rede social de um vereador, no qual o mesmo faz propaganda eleitoral para a candidata supracitada.


Ainda segundo a resolução, diante da prova apresentada, a comissão eleitoral optou pela impugnação da candidata “por ferir o disposto no Edital CMDCA 001/2023 no artigo supracitado acima e também no artigo 26 do mesmo edital, que deixa claro que “toda propaganda eleitoral será realizada pelos candidatos, imputando-lhes responsabilidades nos excessos praticados pelos seus apoiadores.”


O Diário de Itatiaia entrou em contato com a candidata que afirmou que foi notificada pela Comissão Eleitoral para tomar conhecimento da denúncia e exercer seu direito constitucional de defesa apenas após a publicação da impugnação. Em nota, ela disse que não cometeu nenhuma ilegalidade e que vem realizando a campanha nos limites da lei, “pelo que não aceitarei ser retirada do pleito de forma tão violenta e autoritária. Assim, buscarei as medidas legais cabíveis para que os munícipes possam escolher seus Conselheiros de forma livre dentre todos aqueles que foram aprovados e considerados aptos a disputar essa nobre função, como é o meu caso”.


Dulce Mantovani renuncia candidatura


No início dessa semana, a candidata Dulce Mantovani divulgou uma nota renunciando a candidatura para o conselho. Dulce já faz parte do quadro de conselheiros atuais.


Na nota, ela afirma que “por motivos pessoais” comunica a renúncia a candidatura para a eleição do Conselho Tutelar. Dulce relata ainda:

“Reconheço a importância do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar e agradeço a todos os membros da equipe pelo apoio e colaboração durante o meu mandato. Desejo sucesso a todos os candidatos e tenho certeza de que continuarão a desempenhar um papel fundamental nessa respeitada entidade. Peço desculpas e agradeço a todos meus eleitores e colaboradores pelo apoio e confiança”.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page