top of page

UM NOVO MOMENTO: Museu Finlandês inova com readequação de exposições e sistema de trainel

O Museu Finlandês está aberto para visitação às segundas, sextas e sábados das 10h às 13h e das 15h às 17h e aos domingos das 10h às 13h.

Itatiaia, 02/05/2021 - Foi aberta, neste sábado, dia 1º, a nova exposição do Museu Finlandês Eva Hilden, de Penedo. Através de textos e fotos, a mostra conta como foi a chegada dos finlandeses em Penedo, como surgiu a história da colônia e como era a vida cotidiana e cultural dos colonos.


Esta é uma iniciativa que marca um novo momento do museu, que está se readaptando, com o objetivo de oferecer conteúdos mais educativos, informativos e dinâmicos.

Representantes e diretoria do Clube Finlândia

- Todas as informações sobre a trajetória dos colonos finlandeses estavam no museu de forma dispersa e agora estão concentrados em painéis com fotos da época e atuais. Estamos muito animados com o impacto que esta exposição vai causar nos visitantes – relatou o presidente do Clube Finlândia, Oswaldo Castro.


Outra novidade é no sistema de armazenamento da reserva técnica do museu, que agora passará a contar, de forma pioneira na região, com um sistema de trainel. Com arquivos deslizantes, o sistema de trainel têm a função principal de armazenar e preservar, com segurança e higienização, em temperatura correta documentos, livros e peças históricas. É um método moderno e seguro já utilizado em grandes instituições, como o MASP – Museu de Arte de São Paulo.


O acervo do Museu Finlandês reúne objetos trazidos da Finlândia. São artesanatos, obras de arte, roupas, tapeçarias, mobiliários, selos, bebidas, fotogra­fias, brinquedos representam a vida diária dos imigrantes finlandeses que escolheram Penedo para viver e criar as futuras gerações.

MUSEU

O Museu Finlandês está aberto para visitação às segundas, sextas e sábados das 10h às 13h e das 15h às 17h e aos domingos das 10h às 13h. Para visitar, não é necessário agendamento. O valor da entrada é de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia para professores, estudantes ou maiores de 60 anos. Ligado ao Clube Finlândia, o museu está localizado na Avenida das Mangueiras, 2601, em Penedo, Itatiaia. O telefone para contato é (24) 3351-1374.


FOTOS: THIAGO FERREIRA


VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page