top of page

Resende: INB investiga sumiço de tubos contendo amostras de urânio enriquecido



A Indústrias Nucleares do Brasil – INB confirmou, por meio de uma nota de esclarecimento, que foi detectada ausência de dois tubos contendo amostras* testemunho de UF6 (hexafluoreto de urânio) enriquecido. A empresa informou que detectou a ausência do material após uma transferência interna entre áreas de armazenamento na Fábrica de Combustível Nuclear – FCN, em Resende/RJ, realizada em julho.


De acordo com a nota, os recipientes contêm pequena quantidade do material utilizado na produção de combustível para Angra II. Com 8 cm de comprimento, cada tubo possui massa de aproximadamente 8 gramas de urânio enriquecido.


A empresa ressaltou que, “em relação aos riscos radiológicos, a liberação do conteúdo, caso ocorra, não acarreta danos à saúde de um indivíduo.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN foi comunicada e acompanha as ações tomadas pela INB. A empresa vem concentrando todos os seus esforços para a localização das amostras, com atuação das equipes de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, Proteção Física, Proteção Radiológica e Operação e Manutenção da Planta Química.


As buscas foram iniciadas assim que foi detectada a ausência dos tubos, sendo realizadas no interior das áreas supervisionadas e controladas, escritórios e, principalmente, no trajeto percorrido para transferência dos recipientes, além de outras áreas da Unidade. Como os dois tubos não foram localizados no interior da FCN, a INB informou o evento ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e à Polícia Federal. A empresa abriu um processo administrativo e busca identificar melhorias para que eventos como este não voltem a ocorrer.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page