top of page

Eletrobras Furnas está implantando o Plano de Ação de Emergência da Usina de Funil

A primeira etapa é o cadastramento dos moradores da zona de autossalvamento, a área próxima ou sob influência direta da barragem.


A Eletrobras Furnas está implantando o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Funil, em parceria com as Defesas Civis Municipais e Estadual. O plano consiste em estabelecer as ações a serem executadas em situação de emergência e será implantado em etapas. A primeira é o cadastramento dos moradores da zona de autossalvamento, a área próxima ou sob influência direta da barragem.


No caso da barragem da Usina de Funil, abrange áreas de Itatiaia e Resende. Além da área industrial da usina (subestação, casa de força e escritórios), a zona de autossalvamento alcança quase a área urbana total de Itatiaia, algumas áreas industriais em ambos os municípios, trechos da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) e da ferrovia MRS, bem como áreas rurais dos municípios.


Estima-se que a população envolvida seja de, aproximadamente, 17.431 habitantes, o que será confirmado posteriormente pelo cadastramento.


O cadastramento serve para que seja possível conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar a evacuação, estabelecer pontos de encontro, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. O telefone/WhatsApp para dúvidas da população sobre o Plano de Atuação em Emergências da Usina de Funil é o 24 99253-1319.


- O PAE é um plano exigido por lei, que proporciona ainda mais segurança para a população. As estruturas da barragem da Usina de Funil são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento se encontra operando normalmente, com status Normal de segurança, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Simão.


Próximas etapas

A etapa seguinte é a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, sinalizando a direção que a população deverá seguir, no caso de uma evacuação de emergência.


Por último, serão implantadas torres de alarme sonoro para compor o sistema de comunicação e alerta do PAE, que será utilizado para o empreendedor se comunicar, de forma rápida, direta e global, com toda a população situada na ZAS da usina. Serão instaladas 28 torres de alarme sonoro nos municípios de Resende e Itatiaia.


Depois de tudo instalado e funcionando, será realizado um simulado com a população, para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma situação de evacuação de emergência.


A Usina

Usina Hidrelétrica de Funil A Usina Hidrelétrica de Funil apresenta barragem do tipo abóbada de concreto com dupla curvatura, única no Brasil, ela foi construída no rio Paraíba do Sul, no local conhecido como “Salto do Funil”, em Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Sua operação teve início em 1969 e, um ano e meio depois, a usina já fornecia ao sistema elétrico sua capacidade total: 216 MW. A Usina de Funil é considerada de grande importância para o Sistema Interligado Nacional - SIN por estar localizada próxima aos grandes centros consumidores, garantindo confiabilidade do suprimento de energia elétrica aos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e adequar a tensão nessa região, onde estão instaladas grandes indústrias. Sua barragem possibilita a regularização do volume de sua vazante, reduz a frequência e a intensidade das cheias que ocorrem nas cidades a jusante.

VEJA TUDO:

 cidade    diário de itatiaia BLOG   cultura   esporte   política     polícia     vida social      colunistas      vídeos

bottom of page